De repente, 30! Veja as alterações que o corpo sofre nessa idade e como minimizar os efeitos

24 Agosto, 2018by IvoLeitePT0
metabolismo-po_opt.jpg

De repente, 30!
Veja as alterações que o corpo sofre nessa idade e como minimizar os efeitos

 

“Antes dos 30 anos, comia de tudo e não engordava. Agora, só de pensar em chocolate meu peso aumenta.” Você já deve ter ouvido –ou até mesmo falado — uma frase parecida com essa. E, apesar de parecer um tanto exagerada, ela faz sentido. As alterações de metabolismo mais profundas deveram acontecer por volta dos 40, embora possam afetar muitas pessoas já a partir dos 30.

 

1. Alterações hormonais

Tanto o homem como as mulheres produzem menos hormonas quando atingem os 30. O estrogénio – a hormona que controla o ciclo mensal feminino – começa a diminuir aos 30 e depois aos 35. Isto pode causar o aumento de peso e diminuição da libido. Pode até entrar na pré-menopausa, o que pode causar alterações de humor e ansiedade.

Para os homens, os níveis de testosterona diminuem quanto mais envelhece. Isto pode provocar algumas alterações não desejadas como o aumento de peso (especialmente na zona abdominal), dificuldade em ganhar e manter a massa muscular, humor depressivo e disfunção eréctil.

O que pode fazer: O melhor tipo de exercício para regular as hormonas e queimar gordura é o treino intervalado de alta intensidade. Treinos para aliviar o stress como o yoga também são ótimos para reduzir as mudanças de humor.

 

2. Perda da densidade óssea

Esta é uma alteração que não consegue ver mas que existe. A perda de densidade óssea começa aos 30 e por volta dos 35 o seu corpo está a perder mais do que aquilo que consegue substituir. Também irá sentir uma redução do tónus muscular o que pode ter um efeito negativo na sua força e equilíbrio.

O que pode fazer: certifique-se que consome cálcio em quantidade suficiente e mantenha-se ativo através de exercícios aeróbicos e com pesos para evitar a osteoporose numa idade mais avançada. Treinos de resistência são também excelentes para melhorar a massa muscular e a força.

 

3. O metabolismo fica mais lento

A partir dos 30 anos o metabolismo começa a ficar mais lento. Mas o quanto diminui é muito individual.

 

'A Cozinha Caseira de Annabel' - Ep. 12 - Molho de pimenta (Foto: Reproduo/GNT)
Pimenta para acelerar o metabolismo, depois dos 30 anos!

 

Para auxiliar no aumento do metabolismo, é de extrema importância comer de 3 em 3 horas, além de introduzir alimentos termogénicos na dieta, como pimenta, gengibre, chá verde, canela e até mesmo o chá de hibisco que também irá auxiliar na diminuição de retenção de líquidos, muito comum em mulheres após os 30 anos.

O silício também é importante nesse processo para acelerar o metabolismo. Ele atua de forma extremamente positiva, pois é um elemento do tecido conjuntivo, regulador e normalizador do metabolismo e da divisão celular. O silício encontra nos cereais integrais e nas fibras.

 

4. Redução de massa óssea

De acordo com a genética, fatores hormonais, alimentação, exercícios físicos entre outros, ocorre maior ou menor perda óssea após o pico de massa óssea, por volta dos 35 anos, levando a maior risco de osteoporose.

Mas tem como minimizar esse prejuízo. A dieta balanceada e atividade física com impacto são muito importantes. Em casos onde a perda óssea ocorreu por menopausa precoce, a reposição hormonal pode ser uma boa opção de tratamento caso não existam contraindicações.

Para minimizar a redução do metabolismo, você deve praticar exercícios físicos regularmente. Invista em treinos de força que ajudam a aumentar a massa muscular, e em atividades aeróbicas intervaladas, pois elas mantêm o metabolismo acelerado durante e depois do treino. Dúvidas em como posso ajudá-la? Use o formulário em baixo ou o Chat no canto inferior direito.

 

Dúvidas em como a posso Ajudar?

Entre em Contacto Comigo!


Como podemos ajudar?

Faça uma pergunta ou deixe um comentário.



Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *