Sabia que pode congelar estes 10 alimentos?

28 Agosto, 2018by IvoLeitePT0

Sabia que pode congelar estes 10 alimentos?

 

Congelamos carne, peixe, legumes, pão. Mas há outros alimentos que, provavelmente, não imaginaria que podem ser congelados. Um exemplo: ovos…

Sabia que pode congelar estes 10 alimentos?

Congelar os alimentos é bom para a consciência – quem não se sente mal por deitar comida fora? – e para a carteira também. Mas há vários que não são encontrados com frequência nos congeladores. Aqui ficam 10 deles:

 

Ovos

Sim, os ovos podem ser congelados, mas não na casca pois podem explodir. Devem bater-se primeiro para usar mais tarde em omeletes ou ovos mexidos ou, em alternativa, separar as claras das gemas e guardá-las, por exemplo, em sacos de congelação diferentes para usar em bolos. Uma dica: escreva o número de ovos e a data de congelação.

Leite

Neste caso, o melhor é deitá-lo em cuvetes para ter à mão cubos de leite prontos para usar, num chá, por exemplo.

Queijo

Nem todos os queijos podem ser congelados – os cremosos podem ficar aguados -, mas os duros sim. Rale e congele em vácuo para usar num gratinado ou numa pizza.

Abacate

Entre o estar pronto a abrir e o ganhar as pouco apetitosas manchas castanhas não vai muito tempo. Por aguentarem pouco tempo à temperatura ambiente, os abacates são excelentes candidatos à congelação, ao contrário da maioria das frutas. Basta cortá-los ao meio e retirar o caroço ou esmagá-lo com um pouco de limão para ajudar a conservar.

Batatas.

Para congelar batatas, dê-lhes uma fervura primeiro e deixe-as arrefecer.

Cogumelos

Também podem ser congelados, mas exigem uma dose de preparação prévia: Corte-os em fatias e espalhe-as num tabuleiro que permita que não fiquem sobrepostas e caiba no seu congelador. Deixe-os congelar assim durante duas horas, antes de os transferir para outros recipientes mais fáceis de arrumar

Manteiga

Se congelada em porções pode ser útil para cozinhar.

Vinho

Sobras de vinho podem ser congeladas em cuvetes para ter pequenas porções à mão para cozinhar.

Café

Se fez café a mais (sim, ainda há cafeteiras), congelo-o em cuvetes e experimente usar os cubos num refresco de café, por exemplo.


Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *